Os direitos dos consumidores e pacientes de planos de saúde, especialmente os pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), receberam um reforço importante do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A corte decidiu que os planos de saúde devem obrigatoriamente cobrir terapias especializadas prescritas para o tratamento de pessoas com TEA, incluindo musicoterapia, equoterapia e hidroterapia. Saiba mais no artigo a seguir:
O Transtorno do Espectro Autista afeta o desenvolvimento neurológico e pode prejudicar a comunicação, o comportamento e as habilidades sociais. O tratamento costuma envolver uma série de terapias multidisciplinares, essenciais para a evolução do paciente.
A Terceira Turma do STJ decidiu, por unanimidade, que as operadoras de plano de saúde são obrigadas a cobrir sessões de terapias especializadas quando houver prescrição médica para pacientes com TEA.
A decisão que teve como relatora a ministra Nancy Andrighi, representa uma vitória para milhares de famílias que enfrentam dificuldades para garantir o tratamento adequado de seus filhos e dependentes.
As terapias citadas na decisão foram:
Essas terapias, muitas vezes caras e contínuas, são fundamentais para o bem-estar e o progresso dos pacientes e agora devem ser garantidas pelos planos de saúde.
Essa decisão do STJ reforça o que já está previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e na Lei dos Planos de Saúde:
“Os planos de saúde não podem negar tratamentos prescritos, principalmente quando são essenciais para o tratamento de doenças listadas na Classificação Internacional de Doenças (CID), como é o caso do TEA”. Lei nº 9.656/98.
A jurisprudência do STJ tem evoluído no sentido de proteger o consumidor de práticas abusivas, como a negativa de cobertura com base em alegações de que determinado procedimento “não está no rol da ANS”.
Se você ou alguém da sua família teve a cobertura negada para terapias essenciais ao tratamento do TEA, aqui está o que pode ser feito:
Nossa equipe de especialistas está pronta para ajudar você.
Acesse o link e solicite uma consultoria.